Implementação do Exame Eletrónico na Universidade Gregório Semedo

Agendar reunião
1

Contexto

A Universidade Gregório Semedo (UGS), uma das principais instituições de ensino superior em Angola, enfrentava desafios com o sistema tradicional de exames em papel. Estes incluíam a logística complicada, o tempo elevado para correção das provas e a possibilidade de erros humanos durante a avaliação. A fim de modernizar e otimizar o processo de avaliação dos estudantes, a UGS decidiu implementar um sistema de exames eletrónicos. Este projeto foi implementado ao longo de um semestre em colaboração com uma equipa técnica especializada.

2

Objectivos da Implementação

Os principais problemas incluíam:

  • Reduzir o tempo de correção e feedback aos estudantes.
  • Aumentar a segurança e reduzir fraudes nos exames.
  • Melhorar a eficiência administrativa e a gestão de recursos.
  • Tornar os exames mais acessíveis, permitindo que os estudantes possam realizar provas remotamente.
3

Vantagens

A implementação do sistema de exames eletrónicos trouxe inúmeras vantagens para a UGS:

  • Rapidez na correção e feedback (90% de satisfação).
  • O tempo de correção das provas foi reduzido drasticamente com o uso de ferramentas automatizadas. Professores puderam fornecer feedback aos alunos em questão de horas, ao invés de dias ou semanas. Redução de custos operacionais (70% de redução).
  • A eliminação do uso de papel, impressão e transporte das provas trouxe uma economia significativa nos custos operacionais. Segurança aprimorada (80% de eficácia).
  • Através de sistemas de autenticação e monitorização remota, o risco de fraudes foi drasticamente reduzido. Além disso, a integridade dos exames foi melhor garantida com criptografia e autenticação de dois fatores. Acessibilidade e flexibilidade (85% de satisfação dos estudantes).
  • Os alunos puderam realizar exames de qualquer local, o que foi uma vantagem sobretudo durante a pandemia de COVID-19. Além disso, estudantes com dificuldades de mobilidade ou que vivem longe do campus puderam realizar as provas com mais facilidade. Melhor gestão de dados (95% de precisão).
  • Todos os resultados foram centralizados digitalmente, facilitando a análise de desempenho dos estudantes e a criação de relatórios. Isso permitiu que a administração universitária tomasse decisões informadas e estratégicas sobre o progresso acadêmico.
4

Desvantagens

Embora o sistema tenha sido amplamente bem-sucedido, alguns desafios e desvantagens foram identificados:

  • Dependência de tecnologia e conectividade (30% de impacto negativo).
  • Em áreas com conexão à internet limitada ou instável, alguns estudantes enfrentaram dificuldades para realizar os exames, resultando em frustração e atrasos. Curva de aprendizado para docentes e alunos (20% de impacto negativo).
  • A adaptação ao novo sistema exigiu um período de aprendizagem tanto para alunos como para professores. Alguns tiveram dificuldades iniciais em lidar com o formato digital. Custo inicial de implementação (40% de impacto no orçamento).
  • O custo de implementação do sistema foi alto, especialmente na aquisição de software, infraestrutura e formação de docentes. No entanto, a expectativa é de que esses custos sejam compensados pela economia de longo prazo. Resultados e Impacto.
5

Resultados e Impacto

Após um semestre de implementação, a Universidade Gregório Semedo observou uma melhoria geral no processo de avaliação, com 85% de satisfação geral entre professores e alunos. A gestão universitária relatou uma redução de 70% no tempo gasto com tarefas administrativas relacionadas aos exames e uma redução de 50% nas fraudes em comparação com o sistema anterior em papel.

6

Conclusão

A implementação do exame eletrónico na UGS foi um marco de sucesso para a modernização da instituição. Embora tenham existido desafios, os benefícios em termos de eficiência, segurança e economia superaram os custos iniciais e dificuldades operacionais. A universidade planeja expandir o uso do sistema para todas as faculdades e disciplinas nos próximos anos.

Depoimentos dos
funcionários da UGS

Wilfredo Urquiaga
Wilfredo UrquiagaMagnífico Reitor

O SIGA transformou a gestão da nossa universidade. Agilizamos processos, reduzimos erros e facilitamos o acesso a informações acadêmicas, beneficiando alunos e professores.

avaliaçãoavaliaçãoavaliaçãoavaliação
Carlos Messani
Carlos MessaniDecano F. Engenharia

O siga trouxe uma grande melhoria para a faculdade de engenharia. Agora, temos processos mais eficientes, melhor comunicação interna e acesso rápido a informações.

avaliaçãoavaliaçãoavaliaçãoavaliação
Sandra Aragão
Sandra AragãoVice-Decana

O SIGA foi fundamental para modernizar nossa gestão. A facilidade no acesso a dados acadêmicos e a eficiência nos processos administrativos melhoraram significativamente a experiência de alunos e professores.

avaliaçãoavaliaçãoavaliaçãoavaliação
Erineu Kalupeteca
Erineu KalupetecaDecano F. Ciências Sociais

A introdução do SIGA revolucionou nossa maneira de trabalhar. A eficiência nos processos administrativos e a centralização das informações acadêmicas trouxeram uma melhoria significativa para o dia a dia de alunos e docentes.

avaliaçãoavaliaçãoavaliaçãoavaliação
ctacta

A evolução do seu negócio começa agora

Sua empresa mais ágil com as nossas soluções tecnológicas, multimidia, infraestrutura e cybersecurity.

Agendar reunião ->