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Implementação do Exame Eletrónico na Universidade Gregório Semedo
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A Universidade Gregório Semedo (UGS), uma das principais instituições de ensino superior em Angola, enfrentava desafios com o sistema tradicional de exames em papel. Estes incluíam a logística complicada, o tempo elevado para correção das provas e a possibilidade de erros humanos durante a avaliação. A fim de modernizar e otimizar o processo de avaliação dos estudantes, a UGS decidiu implementar um sistema de exames eletrónicos. Este projeto foi implementado ao longo de um semestre em colaboração com uma equipa técnica especializada.
Objectivos da Implementação
Os principais problemas incluíam:
- Reduzir o tempo de correção e feedback aos estudantes.
- Aumentar a segurança e reduzir fraudes nos exames.
- Melhorar a eficiência administrativa e a gestão de recursos.
- Tornar os exames mais acessíveis, permitindo que os estudantes possam realizar provas remotamente.
Vantagens
A implementação do sistema de exames eletrónicos trouxe inúmeras vantagens para a UGS:
- Rapidez na correção e feedback (90% de satisfação).
- O tempo de correção das provas foi reduzido drasticamente com o uso de ferramentas automatizadas. Professores puderam fornecer feedback aos alunos em questão de horas, ao invés de dias ou semanas. Redução de custos operacionais (70% de redução).
- A eliminação do uso de papel, impressão e transporte das provas trouxe uma economia significativa nos custos operacionais. Segurança aprimorada (80% de eficácia).
- Através de sistemas de autenticação e monitorização remota, o risco de fraudes foi drasticamente reduzido. Além disso, a integridade dos exames foi melhor garantida com criptografia e autenticação de dois fatores. Acessibilidade e flexibilidade (85% de satisfação dos estudantes).
- Os alunos puderam realizar exames de qualquer local, o que foi uma vantagem sobretudo durante a pandemia de COVID-19. Além disso, estudantes com dificuldades de mobilidade ou que vivem longe do campus puderam realizar as provas com mais facilidade. Melhor gestão de dados (95% de precisão).
- Todos os resultados foram centralizados digitalmente, facilitando a análise de desempenho dos estudantes e a criação de relatórios. Isso permitiu que a administração universitária tomasse decisões informadas e estratégicas sobre o progresso acadêmico.
Desvantagens
Embora o sistema tenha sido amplamente bem-sucedido, alguns desafios e desvantagens foram identificados:
- Dependência de tecnologia e conectividade (30% de impacto negativo).
- Em áreas com conexão à internet limitada ou instável, alguns estudantes enfrentaram dificuldades para realizar os exames, resultando em frustração e atrasos. Curva de aprendizado para docentes e alunos (20% de impacto negativo).
- A adaptação ao novo sistema exigiu um período de aprendizagem tanto para alunos como para professores. Alguns tiveram dificuldades iniciais em lidar com o formato digital. Custo inicial de implementação (40% de impacto no orçamento).
- O custo de implementação do sistema foi alto, especialmente na aquisição de software, infraestrutura e formação de docentes. No entanto, a expectativa é de que esses custos sejam compensados pela economia de longo prazo. Resultados e Impacto.
Resultados e Impacto
Após um semestre de implementação, a Universidade Gregório Semedo observou uma melhoria geral no processo de avaliação, com 85% de satisfação geral entre professores e alunos. A gestão universitária relatou uma redução de 70% no tempo gasto com tarefas administrativas relacionadas aos exames e uma redução de 50% nas fraudes em comparação com o sistema anterior em papel.
Conclusão
A implementação do exame eletrónico na UGS foi um marco de sucesso para a modernização da instituição. Embora tenham existido desafios, os benefícios em termos de eficiência, segurança e economia superaram os custos iniciais e dificuldades operacionais. A universidade planeja expandir o uso do sistema para todas as faculdades e disciplinas nos próximos anos.
Depoimentos dos
funcionários da UGS
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